Avançar para o conteúdo principal

Quando for grande quero ser Chefe de Projecto

Não sei quando isto aconteceu. Suspeito que tem vindo a acontecer devagarinho ao longo dos anos, mas torna-se cada vez mais aparente.

Nos primórdios da informática, ser um bom programador era uma coisa que merecia respeito. Um programador era alguém que dominava a tecnologia e a punha a fazer o que era necessário. Era um herói. Alguém que justificava os mitos urbanos sobre computadores extraordinários e aplicações revolucionárias que traziam lucros fabulosos às empresas.

Hoje, a imagem que se tem de um programador é alguém com mais de 50 anos, que nunca tirou um curso e que está "encalhado" a manter aplicações velhas. Em vez de programador, qualquer informático que se preze começa a sua carreira como Consultor. E não pára por aí, evidentemente. Em breve o Consultor tem que passar a Chefe de Projecto. O curioso é que depois anda uma série de anos a gerir projectos de uma pessoa! ;-)

Parece-me que há aqui vários equívocos, quer nas empresas quer na cabeça dos técnicos.

Vejamos:
  • A mais importante actividade informática é a criação de sistemas de informação e para isso é preciso fazer duas coisas: programas e bases de dados
  • Um consultor, por definição, é alguém que consultamos para obter opiniões, com base na sua experiência; contratar alguém que se designa consultor sem ter experiência e pô-lo a executar o trabalho é uma perversão do conceito e um erro
  • A chefia de projectos só pode ser bem executada por alguém que, para além de uma grande experiência nas tecnologias e metodologias a utilizar, tem boa capacidade organizativa e sabe gerir o "cliente"
  • Dada a grande evolução das tecnologias e metodologias, um chefe de projectos nunca pode deixar de actualizar os seus conhecimentos no desenvolvimento das aplicações, caso contrário perderá a principal justificação para lhe serem atribuídos projectos para gerir
Uma observação que se pode fazer é que mais vale ser um bom programador em projectos importantes e complexos, onde se pode ganhar experiência, do que ser chefe de "projecto da treta".

Quanto às empresas, provavelmente fariam melhor em incentivar os bons programadores a manterem-se nessa carreira, dando-lhes o respeito que eles merecem. Lembremo-nos que um bom programador pode ter uma produtividade 50 vezes superior a um programador medíocre. Mas só se chega a bom programador se se estiver motivado. Ora a atitude actual de considerar o programador como um elemento menor nas equipas de desenvolvimento só motiva o profissional a fazer o que puder para não ser confundido com um deles.

O resultado é que temos programadores que têm vergonha de o ser, chefes de projecto sem experiência, e equipas de desenvolvimento com baixa produtividade.

Comentários

  1. Para ser sincero desde há algum tempo desprezo termos que considero eufemismos politicamente correctos como consultor (em vez de programador ou administrador de sistemas, et al), colaborador (em vez de funcionário), e outros.

    Quando as pessoas me perguntam o que faço costumo responder que sou programador. Ou agora estudante.

    De qualquer modo, com o passar do tempo, começo a compreender melhor porquê o uso de termos destes não é tão ridículo assim.

    Por exemplo consultor: Hoje em dia no mercado de trabalho é esperado que ponhamos as coisas a funcionar e tenhamos competências multi-disciplinares. Eu já fiz coisas de administrador de sistemas e conheço administradores de sistemas que programam. A linha de separação às vezes consegue ser um bocado ténue. Por isso usa-se uma palavra quase desprovida de significado como consultor para classificar uma actividade destas.

    Quanto a colaborador: penso que a separação entre trabalho e lazer está a desvanecer-se. A maioria das pessoas trabalha do sector dos serviços. Com o uso das novas tecnologias da comunicação muitos destes serviços podem ser executados de uma forma remota. Sei de empresas norte-americanas que contratam pessoas para fazer administração de sistemas e programação assim. O uso de tecnologias de comunicação sem fios permite teletrabalho de uma forma eficiente. O trabalho pode ser em qualquer lugar a qualquer hora.

    Em suma:
    Penso que a sociedade está a tender para uma forma em que o trabalho e vida de cada um se misturam cada vez mais.

    Estamos a assistir a uma devolução industrial. As pessoas são procuradas não como peças especializadas numa máquina de produção industrial de massa, mas como integradores e comunicadores no sector dos serviços.

    ResponderEliminar
  2. A palavra "consultor" está, de facto, desprovida de significado devido ao abuso que dela se faz.

    Há consultores/programadores, consultores/vendedores, consultores/espíritas e claro, os consultores que sabem mesmo qualquer coisa mais que os outros! ;-)

    ResponderEliminar
  3. Eu tinha um professor que nos dizia que um consultor era alguém que a empresa chamava, quando queria alguém de fora, para lhes dizer aquilo que eles já sabiam.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

[Off-topic] "Novas" tendências de gestão

Afinal as novas tendências de gestão não são de agora. E as suas consequências também já são conhecidas há muito. Vejam esta carta do Senhor Vauban , Engenheiro Militar e Marechal de França, dirigida ao Senhor Losvois, Ministro da Guerra de Luís XIV, datada de 17 de Julho de 1683. "Monsenhor: ... Há alguns trabalhos nos últimos anos que não acabaram e não acabarão nunca, e tudo isso, Monsenhor, porque a confusão que causam as frequentes baixas de preços que surgem nas suas obras só servem para atrair como empreiteiros os miseráveis, malandros ou ignorantes e afugentar aqueles que são capazes de conduzir uma empresa. Digo mais, deste modo eles só atrasam e encarecem as obras consideravelmente porque essas baixas de preços e economias tão procuradas são imaginárias, dado que um empreiteiro que perde, faz o mesmo que um náufrago que se afoga, agarra-se a tudo o que pode; e agarrar-se a tudo, no ofício de empreiteiro, é não pagar aos fornecedores, pagar baixos salários, ter os piores

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto

O que é uma POOL ?

Tenho andado a fazer implementações de mecanismos de pooling em Java 2 Enterprise Edition. Como me parece um conceito algo lato tentei a abordagem do dicionário. Alguns mostram que de facto a palavra é usada para muita coisa. A definição mais comum é "piscina". A que mais me agradou foi o que descobri na wikipedia , onde pooling é apresentada como uma técnica para guardar qualquer coisa que já não é necessária em determinado sitio (a que se chama pool ) com o objectivo de a usar quando necessário optimizando assim a utilização de recursos disponíveis. Partindo para a computação, existem vários tipos de pools: Thread Pool - Conjunto de threads livres que se vão adicionando a um fifo quando não necessárias e retirando quando se quiserem usar. Memory Pool - Conjunto de blocos de memória, todos da mesma dimensão, que se alocam inicialmente e usam à medida que necessário garantindo que o tempo de alocação de memória é constante e a fragmentação minima. Connect