Avançar para o conteúdo principal

Grupo de Utilizadores de Java realiza 1º Meeting

A Plataforma Java é, provavelmente, o conjunto de tecnologias mais utilizado actualmente no mundo inteiro para produzir sistemas de informação de nível empresarial. Embora seja utilizada em larga escala nas TI portuguesas, nunca houve, até há pouco tempo, uma associação de profissionais especializados nestas tecnologias. Essa lacuna está nesta altura colmatada com o PT.JUG - Grupo Português de Utilizadores de Java - que conta já com mais de 200 membros de todo o país e alguns do estrangeiro.

Como previsto, o 1º Meeting do PT.JUG realizou-se no passado dia 6, no Hotel Prícipe, em Lisboa. O Meeting reuniu cerca de 50 profissionais de TI que utilizam a Plataforma Java no seu dia-a-dia. Este primeiro evento do PT.JUG teve o patrocínio da Sun Microsystems.

A reunião decorreu num ambiente bastante informal e agradável. Depois de algumas palavras boas-vindas dos líderes eleitos do JUG e do patrocinador, houve três apresentações que conjugaram temas técnicos com assuntos mais gerais. Falou-se das competências necessárias na profissão, da utilização do Terracota e da utilização do GWT. Pelo meio ainda houve tempo para beber um café ou chá, comer uns biscoitos e conversar um bocado.



As apresentações, em PDF, estarão disponíveis em breve a partir do site www.java.pt.


(foto de Hugo Palma)

Comentários

  1. Após ver a fotografia, aqui fica uma sugestão para uma apresentação num futuro evento: A preocupante falta de mulheres profissionais de TI.

    E outra coisa, porque raio é que "google" aparece como uma keyword deste artigo???

    ResponderEliminar
  2. Quanto à questão das mulheres, talvez a coisa melhorasse se a malta se cuidasse melhor. Por outro lado, se a malta se cuidasse melhor, não tinha tempo para aprender tanta tecnologia. É um ciclo vicioso tramado. :-) Agora a sério: aqui há tempos fiz um post com a minha opinião sobre isso. Sinceramente, duvido que o PT.JUG seja um fórum adequado para discutir esta questão.

    Quanto à questão da tag "google", é porque se falou no GWT - Google Web Toolkit.

    ResponderEliminar
  3. Nao tinha visto esse teu post. Eu queria dizer que a questao terá eventualmente a ver com a questao da educacao que a tua apresentacao tao bem tratou... :)

    Quanto a tua opiniao de "a malta se tratar melhor" verifico na fotografia que o Luís bem se esforcou, com aquela magnifica gravata vermelha... Boa Luis, até que enfim um pouco de bom gosto!

    :()

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

[Off-topic] "Novas" tendências de gestão

Afinal as novas tendências de gestão não são de agora. E as suas consequências também já são conhecidas há muito. Vejam esta carta do Senhor Vauban , Engenheiro Militar e Marechal de França, dirigida ao Senhor Losvois, Ministro da Guerra de Luís XIV, datada de 17 de Julho de 1683. "Monsenhor: ... Há alguns trabalhos nos últimos anos que não acabaram e não acabarão nunca, e tudo isso, Monsenhor, porque a confusão que causam as frequentes baixas de preços que surgem nas suas obras só servem para atrair como empreiteiros os miseráveis, malandros ou ignorantes e afugentar aqueles que são capazes de conduzir uma empresa. Digo mais, deste modo eles só atrasam e encarecem as obras consideravelmente porque essas baixas de preços e economias tão procuradas são imaginárias, dado que um empreiteiro que perde, faz o mesmo que um náufrago que se afoga, agarra-se a tudo o que pode; e agarrar-se a tudo, no ofício de empreiteiro, é não pagar aos fornecedores, pagar baixos salários, ter os piores

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto

O que é uma POOL ?

Tenho andado a fazer implementações de mecanismos de pooling em Java 2 Enterprise Edition. Como me parece um conceito algo lato tentei a abordagem do dicionário. Alguns mostram que de facto a palavra é usada para muita coisa. A definição mais comum é "piscina". A que mais me agradou foi o que descobri na wikipedia , onde pooling é apresentada como uma técnica para guardar qualquer coisa que já não é necessária em determinado sitio (a que se chama pool ) com o objectivo de a usar quando necessário optimizando assim a utilização de recursos disponíveis. Partindo para a computação, existem vários tipos de pools: Thread Pool - Conjunto de threads livres que se vão adicionando a um fifo quando não necessárias e retirando quando se quiserem usar. Memory Pool - Conjunto de blocos de memória, todos da mesma dimensão, que se alocam inicialmente e usam à medida que necessário garantindo que o tempo de alocação de memória é constante e a fragmentação minima. Connect