Avançar para o conteúdo principal

Software grátis e útil para o PC do Natal

A Market Report traz uma notícia algo surpreendente: o mercado nacional de PC's está a crescer 75% em 2008. Isto é: estarão a vender-se este ano quase o dobro dos computadores pessoais do que no ano passado. Uma razão para isto será certamente a existência dos programas governamentais que facilitam a aquisição de computadores portáteis para o ensino básico e secundário. E outras razões haverá.

Entretanto, e como estamos na época do Natal, muita gente irá também comprar um computador novo nesta época, pelo que aqui fica uma lista de software open-source (ou simplesmente gratuito) essencial em qualquer PC. Quem usa Linux pode instalar os pacotes automaticamente usando o sistema operativo. Mas como a maior parte dos novos PCs irá (ainda) correr Windows, a lista inclui URLs para fazer o download.

Firefox Web Browser: o melhor browser do mundo, com centenas de extensões facilmente instaláveis. Extras recomendados: Dicionário de Português, Dicionário de Inglês, Flagfox, IE Tab (para aqueles sites mal feitos, que só correm em IE).

Thunderbird Mail: para ler correio electrónico qualquer que seja o servidor e o protocolo de acesso, com muitas extensões facilmente instaláveis. Extras recomendados: Lightening (agenda), Dicionário de Português, Dicionário de Inglês

OpenOffice3: afinal quem é que manda nos meus dados? A "suite" de escritório electrónico aberta lançou a sua mais recente versão e os seus ficheiros nunca mais ficarão trancados em formatos proprietários sujeitos a ameaçadoras patentes. Também possui um sistema de instalação de Extras, dos quais se recomendam: Dicionário de Português, PDF Import Extension, Professional Template Pack

Java Runtime Environment: seja para entregar o IRS ou para correr animações feitas com JavaFX, o Java é um daqueles que não se pode evitar, e ainda bem.

Avast Antivirus Home Edition: não é open source mas é gratuito e faz mesmo falta nos dias de hoje.

Gimp: Photoshop para quê se temos o Gimp? Edição de imagens profissional sem gastar um tostão em software.

Pidgin: porquê limitar-nos ao MSN se podemos falar também nas redes Google Talk, ICQ, Yahoo, etc.? Com o Pidgin podemos estar em todas.

7zip: um utilitário muito versátil para arquivar manipular ficheiros ZIP e outros ainda mais compactos.

FreeMind: um bloco de notas com esteróides, que permite editar mind-maps e organizar ideias de forma gráfica e muito compacta.

Ubuntu: se o PC novo tem Windows, abra uma janela para outro mundo. Instale Ubuntu Linux, sem destruir o Windows, e experimente a liberdade de escolha.

Boas compras!

(e se se lembrarem de mais algum, digam)

Comentários

  1. Também OpenSource:

    Para quem precisa de fazer boas apresentações
    Visual Understanding Environment (VUE) http://vue.tufts.edu/

    Acho que quem tem interesse por aplicações gratuitas e opensource, vale apena dar uma vista de olhos nesta lista
    http://portableapps.com/apps (são aplicações para andarem na pen usb e dão jeito quando se "anda" por outros pcs)

    ResponderEliminar
  2. Deixo estes links:

    CCCP: Combined Community Codec Pack. Inclui o FFDShow com codecs para quase todos os formatos audio e vídeo que se possam lembrar (Xvid, DivX, MPEG-4 AVC, etc) bem como uma alternativa livre ao Windows Media Player: Media Player Classic.

    PuTTY: cliente Telnet/SSH.

    WinSCP cliente FTP, SFTP e SCP para Windows.

    DOSBox: emulador MS-DOS x86. Permite emular jogos e aplicações MS-DOS no Windows, Linux, ou Mac. A emulação é suficientemente boa para permitir executar o Windows 3.11 em modo protegido. É muito mais prático de usar e menos intrusivo no sistema que uma solução estilo VMWare.

    ScummVM: permite jogar jogos de aventura da Lucasarts e outros (Monkey Island 1/2/3, Indiana Jones, Full Throttle, Day of the Tentacle, Beneath a Steel Sky, etc) em Windows, Linux, Mac. Alguns destes jogos antigos foram disponibilizados gratuitamente pelos autores para jogar no ScummVM. Nomeadamente: Beneath a Steel Sky, Flight of the Amazon Queen, Lure of the Temptress.

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Windows

    www.opensourcewindows.org

    Mac

    www.opensourcemac.org

    Abs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

[Off-topic] "Novas" tendências de gestão

Afinal as novas tendências de gestão não são de agora. E as suas consequências também já são conhecidas há muito. Vejam esta carta do Senhor Vauban , Engenheiro Militar e Marechal de França, dirigida ao Senhor Losvois, Ministro da Guerra de Luís XIV, datada de 17 de Julho de 1683. "Monsenhor: ... Há alguns trabalhos nos últimos anos que não acabaram e não acabarão nunca, e tudo isso, Monsenhor, porque a confusão que causam as frequentes baixas de preços que surgem nas suas obras só servem para atrair como empreiteiros os miseráveis, malandros ou ignorantes e afugentar aqueles que são capazes de conduzir uma empresa. Digo mais, deste modo eles só atrasam e encarecem as obras consideravelmente porque essas baixas de preços e economias tão procuradas são imaginárias, dado que um empreiteiro que perde, faz o mesmo que um náufrago que se afoga, agarra-se a tudo o que pode; e agarrar-se a tudo, no ofício de empreiteiro, é não pagar aos fornecedores, pagar baixos salários, ter os piores

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto

O que é uma POOL ?

Tenho andado a fazer implementações de mecanismos de pooling em Java 2 Enterprise Edition. Como me parece um conceito algo lato tentei a abordagem do dicionário. Alguns mostram que de facto a palavra é usada para muita coisa. A definição mais comum é "piscina". A que mais me agradou foi o que descobri na wikipedia , onde pooling é apresentada como uma técnica para guardar qualquer coisa que já não é necessária em determinado sitio (a que se chama pool ) com o objectivo de a usar quando necessário optimizando assim a utilização de recursos disponíveis. Partindo para a computação, existem vários tipos de pools: Thread Pool - Conjunto de threads livres que se vão adicionando a um fifo quando não necessárias e retirando quando se quiserem usar. Memory Pool - Conjunto de blocos de memória, todos da mesma dimensão, que se alocam inicialmente e usam à medida que necessário garantindo que o tempo de alocação de memória é constante e a fragmentação minima. Connect