quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Relatório ANETIE alerta para falhas nas "soft-skills", entre outras

Nos últimos meses, o Grupo e Trabalho das Competências, da ANETIE (Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica) realizou um trabalho de análise crítica da formação de profissionais das TI em Portugal. O resultado foi um relatório designado "Competências a reforçar na formação dos profissionais de TI em Portugal".

O relatório é baseado no resultado de um inquérito feito aos associados da ANETIE, e as respostas representam a opinião de uma parte importante das empresas empregadoras do sector nacional das TI. Este inquérito permitiu às empresas destacar as competências mais em falta nos técnicos recém-formados quando entram no mercado de trabalho.

Um dos aspectos mais curiosos dos resultados do inquérito é a grande importância que as empresas dão às soft-skills - as competências não técnicas - que acabam por ser consideradas aquelas que mais faltam aos novos profissionais. A fraca opinião que as empresas têm sobre a formação em soft-skills é patente no facto de estas terem ocupado o topo da tabela geral. De facto, no ranking das competências a melhorar, as quatro primeiras são não-técnicas.




Este relatório foi já referido no artigo do Expresso, "Competitividade por um fio" (ver imagem acima), da edição de 29/12/2007 e, durante este mês, irá ser apresentado em diversas ocasiões, culminando no dia 29 com uma conferência a realizar no auditório IBM, no Parque das Nações. Os interessados em conhecer mais pormenores sobre este trabalho deverão contactar a ANETIE.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

GMail, GDocs, GCalendar, GDrive... GPrivacidade?

Segundo a agência Reuters, a Google está prestes a disponibilizar um serviço de alojamento de ficheiros gratuito, denominado GDrive, noticia a EarthTimes. Mais uma carta para o baralho de funcionalidades que a Google disponibiliza. Rumores falam de sincronia automatica, acesso VPN, etc.

E mais um docinho para nos deleitarmos em troca de privacidade (ou falta dela, diga-se). Ainda acham que isso do Google saber de tudo sobre todos está longe de acontecer? Se há quem não se sinta à vontade a redigir os seus documentos no Google Docs, ou registar marcações pseudo-secretas no Google Calendar, já um serviço como o GDrive pode levar muitos a pôr ficheiros pessoais de todo o foro como se do servidorzito FTP do nosso ISP pessoal se tratasse.
Não falo por mim, que ainda não me dignei a guardar as minhas coisas noutro sitio - até fotos tenho nos albuns Web do Google Picasa - mas o problema não é o expor dados a um suporte de armazenamento gerido por terceiros. O problema é toda a gente em todo o mundo começar a guardar tudo pro mesmo sítio. E o sonho de um sistema operativo Web 2.0 como o sussurrado Google OS aproxima-se. Queremos mesmo evoluir para lá do paradigma Offline Desktop?