quarta-feira, 18 de junho de 2008

Firefox 3 - Record batido: em vez de um foram oito milhões de downloads


Oito milhões e duzentos mil downloads em 24 horas. O record de downloads foi batido com uma margem de 700%! :-)

domingo, 8 de junho de 2008

O Netscape morreu, viva o Firefox 3 (e vamos lá bater o recorde!)

É oficial, desde 1 de Março de 2008. Não haverá mais versões do web browser designado Netscape Navigator. A America Online, actual detentora da marca, desistiu de publicar novas versões porque tem mais em que pensar.

De qualquer maneira as últimas versões do Netscape já não eram mais do que uma reformulação gráfica do Mozilla Firefox.

O Netscape Navigator, geralmente designado apenas "Netscape", foi a incarnação comercial do primeiro browser gráfico para a World Wide Web - o Mosaic. Lançado em 1994, tinha 80% da quota de mercado em 1996. Nessa altura, quando a Microsoft desistiu de ignorar a Internet e lançar o Internet Explorer gratuito e incluído em todos os Windows, o Netscape começou a perder a liderança. Foi por estas e por outras que a Microsoft acabou com um processo em tribunal por práticas monopolistas, mas o estrago já estava feito. A oportunidade comercial dos browsers web estava destruída e a Netscape Communications nunca mais se levantou.

O Netscape foi um produto revolucionário e disruptivo que permitiu o acesso à web a milhões de pessoas. Para além de permitir visualizar o HTML mais recente, que incluía imagens, o Netscape permitia ver o texto enquanto se descarregavam as imagens à estonteante velocidade de 9,6kbp/s - mil vezes mais lenta do que um acesso "normal", hoje em dia.

Mozilla Firefox 3 - Release a 17 de Junho

Mas a guerra dos browsers não terminou. No próximo dia 17, terça-feira, sai a versão 3 do Firefox, que promete ser 4 vezes mais rápida do que a versão anterior e 7 vezes mais rápida do que o Internet Explorer 7. Estes tempos foram obtidos a mostrar uma página complexa como a consulta às mensagens do Gmail.

Entretanto a Mozilla quer bater um recorde do Guiness - o maior número de downloads num só dia. E pede a toda a gente que colabore para bater a marca de 1 milhão de downloads em 24 horas. É daquelas coisas que não custa nada, é só seguir o link:




quinta-feira, 5 de junho de 2008

Empresas nacionais de open source inventariam serviços profissionais

Fonte: ESOP


A ESOP – Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas, organização que tem por objectivo a dinamização de Soluções Open Source em Portugal e a criação de oportunidades e sinergias tanto no mercado como entre os seus associados e parceiros, disponibilizou um directório informativo sobre soluções e serviços na área de software Open Source.

Esta iniciativa surge na sequência de um inquérito interno, promovido pela ESOP às empresas suas associadas, a partir do qual foi criada uma matriz, que resume a oferta deste conjunto de empresas.

A matriz encontra-se disponível para consulta em:

http://www.esop.pt/servicos

e engloba as categorias de produtos / serviços das empresas que responderam ao inquérito.

Desta forma será mais fácil aos futuros clientes e a quem pretenda conhecer fornecedores de tecnologia, soluções e serviços Open Source, saber que empresas existem e que produtos ou serviços têm disponíveis.

A ESOP espera com esta iniciativa contrapor definitivamente a ideia de que não existe apoio profissional para as soluções de software Open Source, promovendo um acesso mais fácil às organizações.

Estão planeadas, a curto prazo, outras iniciativas com o objectivo de informar o mercado das melhores soluções disponíveis, que serão brevemente comunicadas.

A ESOP e os seus Associados têm em curso diversas acções no sentido de promover e desenvolver a utilização crescente destas tecnologias, a par do crescimento continuado e sucesso crescente que as Soluções Open Source têm conseguido a nível mundial.